segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fim do livro estimula bate-papo inteligente (Renan 2°biblio)

Reportagem publicada no dia 12 de junho de 2010 Folha de São Paulo

Depois de ler "Não Contem com o Fim do Livro", pode-se ficar convencido da afirmação contida no título e que é repetida, argumentada e explicada por Umberto Eco e Jean-Claude Carrère ao longo de 272 páginas. Ou não.
O vaticínio sobre o futuro dos livros, ou ainda, do livro como o suporte privilegiado da informação, entretanto, é apenas o ponto de partida para uma interessantíssima rodada de conversas entre os intelectuais.
Ambos são bibliófilos, bibliômanos, colecionadores obsessivos, mas, sobretudo, conversadores privilegiados.
O humor e um enorme apego por histórias e anedotas habitam os diálogos, realizados nas casas de carrière, em Paris, e de Eco, em Monte Cerignome (Itália), com mediação do jornalista Jean-Philipe de Tonac.
Além de partilhar a mania por livros e o gosto pela conversa, Eco e Carreère ao são da mesma geração (ambos nasceram no início da década de 30) e atravessaram boa parte da história intelectual do século 20, Eco estudando semiologia, comunicação e história medieval e escrevendo romances ;Carrière, fazendo roteiros para vários diretores, entre eles Luis Bu^nuel, Jacques Tati e Peter Brook.

Bia Abramo
Colaboração para a Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário