quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os céus estão caindo de Marcelo Gleiser

2° ano- Arquivologia
nomes: Denise Oliveira Barros
Mariza Viana
Fernanda Morh Retamero


Segundo Marcelo Gleiser, o tempo limita tudo, tentamos correr contra o tempo, e o tempo é contado por dias, meses, anos, horas e através dessa contagem tentamos controlá-lo, mas não conseguimos fazer, porque o tempo sempre nos vence. E pensar na morte faz com que nós seres humanos nos apeguemos mais á vida, tentando transpassar algo que fique na memória das pessoas que amamos, algo como fotos, cartas e tem pessoas que tem filhos achando que é uma forma de garantir sua imortalidade, mas quem disse isso?Porque por enquanto ninguém deu uma resposta, que tire todas nossas dúvidas. Através da fé, da crença que alcançaremos a imortalidade. Para isso, nós criamos o infinito e o eterno dedicando-nos de corpo e alma á nossa fé, qualquer que seja ela, porque consola e justifica. Inspira todos nós : o pintor, o professor, o padre, o advogado, o porteiro e até o cientista.
Religião e ciência são duas faces diferentes, porém complementares, porque a religião tem uma relação com a fé, enquanto a ciência se liga pela razão. Platão e Einsten se dedicaram a estudar os céus, acreditavam que o conhecimento do mundo natural levaria a humanidade a uma esfera moral superior. Um cientista considera os mistérios dos céus como uma conseqüência da criatividade da natureza. Já uma pessoa religiosa baseia todos esses mistérios á natureza infinita de Deus. E é por isso, que entram em grandes conflitos.
Nossos antepassados há muito tempo atrás, acreditavam que os deuses que moravam nos céus decidiam o andamento das coisas e só um homem que acreditava que tinha poderes especiais, podia falar com eles, porque ele estava entre os dois mundos. Naquele tempo mais precisamente na Antiguidade, a astrologia era uma tradução dos céus.
Cada religião tem uma concepção a respeito da imortalidade, segundo a sua crença e seu costume.
Os primeiros fenômenos como os cometas, foram descritos como castigo vindo dos céus para a punição daqueles que praticavam o mal. Era o confronto entre o bem e mal. Os que fizerem o bem nos fins dos tempos, terão a paz eterna, já os que fizerem o mal (os pecadores) terão o sofrimento eterno.
As várias religiões que existiam tinham as seguintes crenças: Os druidas e os celtas acreditavam que o mundo iria acabar com fogo e água e era isso que temiam, pois, não tinham medo de mais nada. Os babilônios não acreditavam em uma vida paradisíaca após á morte. Zoroastro dizia que devemos, sim ser felizes com a vida que temos agora. Os egípcios valorizavam tanto a mumificação, porque acreditavam que a imortalidade estava no estado da preservação do corpo. O madeísmo acredita na criação do mundo feita por Deus e no fim, associado á ele com a vitória do bem sobre o mal.
Nos textos apocalípticos os fenômenos naturais tem uma relação muito grande com que acontece sobre a terra e tais fenômenos são mensagens divinas interpretadas pelos religiosos, já os cientistas interpretam esses fenômenos de uma maneira mais concreta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário