quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SP ONLIVE

A crítica ao lixo músical é muito forte no vídeo abaixo, sendo assim pra quem não quer saber do mesmo, vai a dica do festival que acontecerá em Bauru no mês de novembro. Ao meu ver, a música é de boa qualidade, por um ótimo preço.
http://www.sponlive.com

Aline Ribeiro de Farias - arquivologia

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Anti-rebolation - Contracultura

Aqui está um video que realmente vale a pena ver. O texto é muito bem elaborado e foi escrito por Reinaldo Antonelli.

www.youtube.com/watch?v=SK5LKPtxikl

Moyra Guglielmo Muniz - 2º ano Biblioteconomia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Significado dos nomes

Bom, durante algumas aulas falamos muito sobre nomes e o significado deles. Então procurei por alguma lista na net. Dêem uma olhada.

www.portalbrasil.net/nomes/nomes.htm

Moyra Guglielmo Muniz - 2º Bilioteconomia.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Site de fotografia

Este site tem fotos maravilhosas que contem licenças. E são fotos que tem uma resolução muito boa. Quando usada para trabalho não perde resolução nem nitidez da foto.
Divirtão-se.
Achei quando estava fazendo o trabalho do Índio.
Visitem o site pois vale a pena.
Lucinéia 2° Arquivo

A historia das coisas

É um video muito interessante é mais comprido do que o da ilha das flores. Vejam!

www.youtube.com/watch?v=gLBE5QAYXp8

Moyra Guglielmo Muniz

Ilha das flores

O video é logo, mas interessante de ver. Vale a pena.

www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28

Moyra Guglielmo Muniz

Feijão na garrafa termica?

Será que isso dá certo?
Experimente e constate. Dá sim!
Principalmente você que mora sozinho ou em república, e normalmente cozinha pouco feijão, esta experiência vai lhe ser muito útil.
Lá vai.
De preferência utilize uma garrafa térmica nova.
Pegue 1/2 (meia xícara das de chá ) de feijão, mais 4 (quatro) xícaras (da mesma) de água.
Ferva essa água juntamente com os grãos de feijão. Quando a água começar a ferver, poder tirá-la do fogo e colocar tudo dentro de uma garrafa térmica. Faça isso de um dia para o outro. Quando for utilizar, tempere o feijão (refogue) a seu gosto. Utilize apenas a quantidade de água que achar necessário (a mesma água que cozinhou o feijão na garrafa).
Este processo pode ser utilizado para todos os tipos de grãos. Para os grãos mais duros, como por exemplo a soja, você pode deixar na garrafa por mais tempo.
Dica: Outros tipos de grãos podem ser saboreados como salada.
Espero que seja útil.
Valdecir R. dos Santos - 2º. Biblio

sábado, 18 de setembro de 2010

Reportagem sobre a profissão de bibliotecário

Por Aline Botelho 2º ano de Biblioteconomia

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Open Yale Courses

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, disponibiliza cursos gratuitos online via videoconferencia visando ampliar o acesso ao conhecimento que flui na universidade a diversos públicos.

"Open Yale Courses provides free and open access to a selection of introductory courses taught by distinguished teachers and scholars at Yale University. The aim of the project is to expand access to educational materials for all who wish to learn.


Open Yale Courses reflects the values of a liberal arts education. Yale's philosophy of teaching and learning begins with the aim of training a broadly based, highly disciplined intellect without specifying in advance how that intellect will be used. This approach goes beyond the acquisition of facts and concepts to cultivate skills and habits of rigorous, independent thought: the ability to analyze, to ask the next question, and to begin the search for an answer.


We hope the lectures and other course materials on this site will be a resource for critical thinking, creative imagination, and intellectual exploration. All lectures were recorded in the Yale College classroom and are available in video, audio, and text transcript format. Registration is not required and no course credit is available." Mais...

Alexandre R. Alves

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FLIP 2010

Aconteceu do dia 4 á 8 de agosto de 2010 em Paraty a FLIP - Feira do Livro Internacional de Paraty que Homenagiou o sociologo Gilberto Freyre.
Tiveram muitas palestras com celebridades como Fernando Henrique Cardoso , Ferreira Gullar e Moacyr Scliar. Muito interessante para nós profissinais da informação !

Por Aline Botelho 2º ano de bilbioteconomia

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Novo Blog de ensino universitário de Arquivologia

O “Blog Iberoamericano de enseñanza archivística universitária - BIEAU” (http://bieau.blogspot.com/) foi criado em junho de 2010, durante a I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, com o objetivo de amparar as ações e comunicações da Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria (RIBEAU). A origem da RIBEAU deu-se quando um grupo de professores de Arquivologia das universidades ibero-americanas, participantes do XIV Congresso Internacional de Arquivos, realizado em Sevilla, em 2000, concordaram ser necessário buscar soluções comuns aos problemas para conseguir direcionar os esforços para uma melhor formação de recursos humanos, adequada às novas tendências da sociedade da informação, com as quais, dia a dia, a educação arquivística se defronta. Essa inquietação se traduziu, durante a Assembléia Geral Extraordinária da Asociación Latinoamericana de Archivos, na criação da RIBEAU, que hoje conta com um poderoso instrumento das redes sociais para auxiliar na consecução de seus propósitos. O blog trabalha com formação de futuros arquivistas por se configurar como um veículo de comunicação, disseminação e acesso de informação arquivística relevante para alunos de graduação, pos-graduação e demais interessados. O blog, como ferramenta dinâmica e interativa, é plenamente adaptada à formação das novas gerações de arquivistas e já conta com alunos de graduação como colaboradores.

O Blog Iberoamericano de Ensino Universitário - BIEAU (http://bieau.blogspot.com/). Está aberto a contribuições ligadas à formação do profissional de arquivos. Acesse e confira.



.Por Daniele Ianni - Arquivologia . 2.ano

Você conhece Kentucki?

Vera Cruz era para se chamar Kentucki, porém o nome não ficou popular como o de Vera Cruz.
As cidades eram nomeadas por ordem alfabética, sendo Vera Cruz com a inicial "K".
Como o popular que prevalece o nome ficou mesmo Vera Cruz.

Lucinéia 2o. Arquivologia; Flávia 2o. Biblioteconomia

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os céus estão caindo de Marcelo Gleiser

2° ano- Arquivologia
nomes: Denise Oliveira Barros
Mariza Viana
Fernanda Morh Retamero


Segundo Marcelo Gleiser, o tempo limita tudo, tentamos correr contra o tempo, e o tempo é contado por dias, meses, anos, horas e através dessa contagem tentamos controlá-lo, mas não conseguimos fazer, porque o tempo sempre nos vence. E pensar na morte faz com que nós seres humanos nos apeguemos mais á vida, tentando transpassar algo que fique na memória das pessoas que amamos, algo como fotos, cartas e tem pessoas que tem filhos achando que é uma forma de garantir sua imortalidade, mas quem disse isso?Porque por enquanto ninguém deu uma resposta, que tire todas nossas dúvidas. Através da fé, da crença que alcançaremos a imortalidade. Para isso, nós criamos o infinito e o eterno dedicando-nos de corpo e alma á nossa fé, qualquer que seja ela, porque consola e justifica. Inspira todos nós : o pintor, o professor, o padre, o advogado, o porteiro e até o cientista.
Religião e ciência são duas faces diferentes, porém complementares, porque a religião tem uma relação com a fé, enquanto a ciência se liga pela razão. Platão e Einsten se dedicaram a estudar os céus, acreditavam que o conhecimento do mundo natural levaria a humanidade a uma esfera moral superior. Um cientista considera os mistérios dos céus como uma conseqüência da criatividade da natureza. Já uma pessoa religiosa baseia todos esses mistérios á natureza infinita de Deus. E é por isso, que entram em grandes conflitos.
Nossos antepassados há muito tempo atrás, acreditavam que os deuses que moravam nos céus decidiam o andamento das coisas e só um homem que acreditava que tinha poderes especiais, podia falar com eles, porque ele estava entre os dois mundos. Naquele tempo mais precisamente na Antiguidade, a astrologia era uma tradução dos céus.
Cada religião tem uma concepção a respeito da imortalidade, segundo a sua crença e seu costume.
Os primeiros fenômenos como os cometas, foram descritos como castigo vindo dos céus para a punição daqueles que praticavam o mal. Era o confronto entre o bem e mal. Os que fizerem o bem nos fins dos tempos, terão a paz eterna, já os que fizerem o mal (os pecadores) terão o sofrimento eterno.
As várias religiões que existiam tinham as seguintes crenças: Os druidas e os celtas acreditavam que o mundo iria acabar com fogo e água e era isso que temiam, pois, não tinham medo de mais nada. Os babilônios não acreditavam em uma vida paradisíaca após á morte. Zoroastro dizia que devemos, sim ser felizes com a vida que temos agora. Os egípcios valorizavam tanto a mumificação, porque acreditavam que a imortalidade estava no estado da preservação do corpo. O madeísmo acredita na criação do mundo feita por Deus e no fim, associado á ele com a vitória do bem sobre o mal.
Nos textos apocalípticos os fenômenos naturais tem uma relação muito grande com que acontece sobre a terra e tais fenômenos são mensagens divinas interpretadas pelos religiosos, já os cientistas interpretam esses fenômenos de uma maneira mais concreta .