sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Politicamente incorreto: Sócrates e a contracultura socrática"

De acordo com Sirius (2007) e muitos outros autores, Sócrates, filósofo ateniense do século V a. C., acreditava que as condições humanas mereciam momentos de reflexão, de contestação, momentos esses que o caracterizou como sendo “[...] um cara esquisito, um personagem urbano, um famoso excêntrico, admirado por alguns, mas uma figura engraçada para as massas.” (SIRIUS, 2007, p. 68), tudo isso graças, provavelmente, ao seu comportamento social incomum para o período.

Talvez por ter vivido em uma cidade-estado grega que tinha como sistema a democracia, onde “[...] Os cidadãos normalmente podiam falar livremente.” (SIRIUS, 2007, p. 69), Sócrates não sofreu repressão, pelo menos no início, em seus questionamentos da condição humana. O filósofo buscava a excelência, não a mesma que a aristocracia grega – o belo e o bom -, mas a excelência da vida mental (SIRIUS, 2007).

Em resumo, a filosofia socrática, estava envolvida, basicamente, no ato de pensar, de se autocompreender: “[...] Sócrates ensinou os gregos a pensar e a pensar sobre o pensamento.” (SIRIUS, 2007, p. 72), para ele isso levaria a verdade absoluta, ao conhecimento: “[...] Seremos melhores, mais valentes e menos desamparados se pensarmos que devemos questionar do que seríamos se aceitássemos a vã ilusão de que não há conhecimento e nenhum valor em tentar conhecer.” (Sócrates, por intermédio de Platão, citado por SIRIUS, 2007, p. 73).

A filosofia de Sócrates, de certa forma, pode ser considerada uma contracultura, pois, assim como declara Sirius (2007, p.77) “[...] a contracultura implica um assalto em oposição à suposta cultura popular do povo.”, Sócrates acreditava que a o indivíduo deveria questionar sua situação como cidadão, que nem tudo que lhe era imposto era o certo.

É com essa perspectiva de questionar, e por ter formado uma contracultura, que o filósofo é levado a julgamento, com a desculpa de “[...] corromper os jovens com heresias filosóficas que produziam um perigoso comportamento anti-social.” (SIRIUS, 2007, p. 80), e é condenado à morte por simplesmente pensar.

Bibliografia:
SIRIUS, R. U. Politicamente incorreto: Sócrates e a contracultura socrática. In:_______; JOY, D. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. p. 67-83.


Por: Flávia M. Maciel
2o. ano de Biblioteconomia
Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário