domingo, 7 de novembro de 2010

Politicamente incorretos-fernanda 2°de arquivologia

A primeira democracia do mundo surgiu em Atenas na Grécia no século V a.c, ela tinha uma cultura liberal, onde nas festas podiam ocorrer debates públicos, musicas dançarina e comedias com vinho e comida em abundancia.
Os homens sendo eles casados ou não, tinham uma liberação sexual com mulheres solteiras, prostitutas e homens. As mulheres ficavam em casa cozinhando e tecendo, elas eram proibidas de estudar e tinham que casar com 14 anos por acordo e com um homem mais velho.
O homossexualismo era mais ou menos liberado na cultura rica, os homens mais velhos se uniam a rapazes mais novos e suas festas eram privadas e relacionadas, pois para a maioria dos atenienses essas festas continham embriagues, exploração sexual e traição politica à democracia, e assim a cultura de Atenas exercia sua liberdade em arte, arquitetura e erudição.
Por essa sociedade onde as pessoas disputavam “beleza”, ou seja, as pessoas tinham que ser umas mais belas que outras, vagava Sócrates um critico que questionava tudo e todos, ele nasceu em 470 a.c, foi soldado na guerra do Peloponeso, abandonou qualquer ideia de seguir alguma carreira e passou parte de sua vida filosofando como andarilho sem dinheiro passando as noites junto com a aristocracia bebendo e conversando.
Sócrates era uma pessoa pensativa, ele muitas vezes era visto em publico sentado ou em pé por horas pensando, às vezes ele caminhava descalço procurando alguém pra conversar, por sua aparência ser feia, rude, por ter baixa estatura e por ter hábitos que para aquela época era estranho à sociedade ateniense ridicularizava-o e por causa dessa tirania ele com o tempo foi perdendo o bom humor.
Sócrates rejeitava o materialismo e levava uma vida espontânea, caminhava, questionava, conversava, provocava, brincava, implicava e chocava os ouvintes sempre analisando tudo. Além disso, ele rejeitava também a politica, pois ele dizia que era em beneficio da “perfeição da alma” ele era considerado um antidemocrata.
Este filósofo ensinou as pessoas a pensar sobre o pensamento e que os valores não podiam ser simplesmente usados, adotando a ideia de buscar a excelência em um sentido pessoal aplicando a mente.
Sua teoria era questionar, questionar e então questionar novamente este método é conhecido hoje com método socrático que levava as pessoas a auto compreensão. Para ele o individuo poderia conhecer a si mesmo, pois há algo de único em todos os seres humanos. Ele inventou a psicologia e o potencial humano fazendo com que os indivíduos se adaptam aos costumes sociais de sua época.
Para William K. C Guthrie a missão de Sócrates era dar aos homens suas necessidades intelectuais e convida-los a buscar a verdade. Sócrates acreditava que a verdade esta lá fora em algum lugar.
Ele considerava a abordagem dos sofistas (grupo de professores andarilhos que moravam em Atenas) sem caráter e superficial, pois eles defendiam e praticavam o oportunismo ensinando aos jovens a arte da persuasão. Ele dizia que “seremos melhores, mais valentes e menos desamparados se pensarmos que devemos questionar do que seriamos e aceitássemos a vã ilusão do que não há conhecimento e nenhum valor em tentar conhecer.”
Sócrates escolheu não colocar suas ideias e experiências no papel, pois ele dizia “sei que nada sei” e o que importava era o processo e que cada discussão era uma experiência e qualquer direção e local ele tentava chegar à verdade. Entretanto, sua historia foi transmitida por Platão e Xenofonte que foram uns dos seus seguidores.
Após a morte de Sócrates, Platão escreveu suas obras inspirado por seu mestre, mas é claro que ele desenvolveu suas próprias ideias. Platão era vistoso, sociável, conformista e recebia dinheiro por sua sabedoria.
Sócrates foi executado em 399 a.c por ele conduzir os jovens para uma discussão de justiça, morte e vida pós-morte, essas foram à causa da morte de Sócrates, ele morreu como viveu encorajando seus seguidores a conhecer a si mesmo e a buscar a verdade.
Sócrates introduziu o pensamento critico na cultura ocidental tornando-se influencia até hoje, para Bertrand Russel o problema de estudar Sócrates é a incerteza de que se sabemos muito pouco ou se sabemos muito.
A contracultura se mantem isoladas, entretanto ao mesmo tempo evoluindo e acreditando que a riqueza deve ser dividida e que todas as pessoas devem ser tratadas iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário