quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Resumo - Politicamente incorreto Sócrates e a contracultura socrática

Andrieli Pachú da Silva - 2º Arquivologia

O texto conta um pouco sobre a vida de um filósofo grego chamado Sócrates, que viveu em Atenas, Grécia, que a partir do seu modo de pensar foi contra a cultura de seu povo na época em que viveu, conquistando assim admiradores e inimigos.
Os relatos que temos sobre as idéias e a vida de Sócrates, se dá pelos registro de seus seguidores Platão e Xenofonte. Platão registrou tanto suas idéias como as de seu professor que não tinha interesse em deixar algo fixo, pois ele reconhecia que não sabia de nada, mostrando que seu interesse estava no processo que ocorria quando entrava em alguma discussão sobre qualquer tipo de assunto em busca da verdade. Isso o tornava diferente dos sofistas, pois “Ele não era um completo relativista filosófico.”(p.73), onde sua busca pelo conhecimento intelectual era maior do que obter vantagens sobre as pessoas.
Sócrates dá um exemplo muito importante para a sociedade em qual se encontrava, exemplo esse que se perdura até nossos dias, que é o ato de pensar, porém de uma forma que questione e a partir de uma resposta obtida se levante outros questionamentos. “Sócrates ensinou os gregos a pensar e a pensar sobre o pensamento.”(p. 72).
Um exemplo da contracultura e do modo de pensar e viver de Sócrates foi de ser apolítico, pois Atenas possuía um novo sistema político chamado de democracia, que tratava os cidadãos igualmente, porém nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs, onde ficavam exclusos os escravos que formavam grande parte da população e as mulheres que tinham o direito de permanecerem dentro de casa exercendo seus afazeres domésticos, porém Sócrates argumentava que elas também deveriam se tratadas igualmente, mas não se deteve muito a essa causa. O filósofo era apolítico, não tinha interesse algum pelo sistema democracia participativa, pois as decisões tomadas por esse grupo, onde o que a maioria decide vira lei, e muitas vezes tais decisões são tomadas por motivos pessoais, fazia que com que Sócrates pensasse e criticasse tal sistema.Como a maioria das pessoas que foram contracultura de seu povo e sua época, o fim de Sócrates não poderia ser muito diferente, se tornou um mártir e defendeu seus pensamento reflexivos até no dia de sua morte, tal morte que foi decidida pela democracia, onde morreria bebendo ciuta.

Um comentário: