quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Politicamente incorretos

Resenha
Politicamente Incorreto
Sócrates e a contracultura Socrática
Autor: I Joy, Dan


Sócrates não dava importância para as coisas que a maioria das pessoas valorizavam como por exemplo, ter uma casa confortável, um alto posto militar ou civil e todas outras atividades, encontros políticos, sociedades secretas e organizações partidárias que existem em nossa sociedades secretas e organizações partidárias que existem em nossa sociedade.(Sócrates, por intermédio de Platão).
Para Sócrates o que era mais importante e fundamentalmente para a vida humana é buscar a verdade da natureza das coisas como elas são, não como elas são interpretadas pela mente convencional.
“Sócrates tinha grande influência sobre os jovens e sua critica persistente para qualquer
stablishemente, ele era acusado por mentes conservadora de atacar toda autoridade”(Timothy Learny).
A sociedade recebeu algo muito explosivo. Dinamite intelectual! Uma bomba moral.
A grande influência que Sócrates teve sobre os jovens foi a de fazer questionamentos, significados mais profundos da vida, levou a esses jovens uma discussão dialética acerca de justiça, morte e vida após a morte, e ele preferiria ir para um lugar “em que eles não assassinassem pessoas por fazer perguntas.
Ele introduziu o pensamento critico independente da cultura ocidental, tornando-se uma influência que é vital até hoje, Sócrates era autêntico em sua pregação.
As características de Sócrates eram as seguintes: um personagem urbano famoso excêntrico admirado por alguns, mas uma figura engraçada para as massas. Ele ficava ora sentado, ora de pé imóvel pro várias horas absorto em seus pensamentos de reflexão, caminhava descalço por Atenas procurando uma conversa.
A roupa que usava o tempo todo era um casaco, e freqüentemente precisava de um banho. Sua aparência era ridicularizada como: aparência feia, rude, sua baixa estatura e seus hábitos peculiares.
Quem transmitiu as idéias de Sócrates, foi principalmente Platão e Xenofante.
“ Para Bertrand Russel ele classifica Sócrates, como a incerteza é se sabemos pouco ou se sabemos muito.”
A informação que temos que nasceu de uma família relativamente humilde em Atenas, Grécia, em 470 a.C acredita-se que o pai trabalhava com cantaria. Ele teve uma criação de classe média.
Ele serviu como soldado na Grécia do Peloponeso – chamou atenção pela capacidade física e como lidava com situações de extremo desconforto isso causava queixa de outros soldados. Sua opção de vida foi viver como filósofo, andarilho sem tostão (embora não um sem teto).
Passava os na agora e nos ginásios, e freqüentemente passava as noites como convidado de amigos aristocratas, conversando e bebendo.
Essa época em que viveu Sócrates, Atenas vivia sobre o esplender de Péricles. Vivia sob a democracia, cidadão do sexo masculino de todas as classes não apenas tinham direito ao voto, mas uma participação direta na elaboração de políticas que não foi alcançada pelas democracias até hoje.
A cultura ateniense exercia sua liberdade para buscar novos patamares em arte, arquitetura e erudição. Esparta simbolizava uma cultura rígida na qual i desfrute dos prazeres da carne e o bem material eram proibidos. Já Atenas além do prazer da comida e do vinho, as festas giravam em torno de conversas e debates públicos – mas também incluíam músicas, dançarinas e comédias, os homens fossem casados ou não, tinham uma plena liberdade sexual. As mulheres não tinham tratamento liberal, eram excluídas do âmbito público e não tinham direito à educação.
Apenas Sócrates argumentava que as mulheres eram iguais e deveriam ser tratadas como tal. Os aristocratas gregos associavam o belo ao bom. Sócrates estava destinado a figurar nas listas negras de todas as facções políticas e econômicas.


A filosofia Socrática: pense por si mesmo e questione tudo.

Sócrates foi um questionador, critico. Questionou tudo e todos e nunca recebeu uma única resposta que o satisfizesse, embora estivesse desenvolvendo uma filosofia, que envolvia para buscar a verdade e conquistar o autoconhecimento, Sócrates não estabeleceu doutrina. Na democracia ateniense, os didadãos eram livres para ter opiniões, mas o valor dessa liberdade era limitado, porque a verdade é que ninguém sabia como pensar por sua própria conta. Até Sócrates, e outra filosofia contemporânea. Sócrates ensinou os gregos a pensar e a pensar sobre o pensamento como, por exemplo: valores abstratos recebem rótulos como verdade e beleza, já podiam ser usados simplesmente. “ Verdade é uma idéia que precisava ser provada” como ( George Santayana) afirmaria mais tarde.
Já os sofistas negavam que existisse qualquer verdade absoluta e imutável, qualquer verdade absoluta. Eles consideravam a verdade, a justiça e todos os outros valores como sendo algo consensual – social “ Na verdade, os sofistas foram de muitas formas, os sofistas foram de muitas formas, os primeiros pós- modernistas ocidentais.” Eles eram pagos por seus jovens alunos para ensinar a eles a arte de persuasão.
Para Sócrates a abordagem dos sofistas era ignóbil e superficial, para ele o questionamento constitui-se em valor em busca de algo melhor enquanto os Sofistas defendia a pratica do oportunismo na ausência de valores absolutos para Sócrates o conhecimento vem de uma profundo intelectual, mais do que algo para obter vantagens pessoais.









Elitista contratual

A diferença entre Sócrates e Platão estava na maneira com Sócrates se mostrava ele era: excêntrico, não admitia se engajar em nenhuma espécie de função oficial e rejeitava a noção de sucesso material. Recusava qualquer pagamento por seus ensinamentos. Levava uma vida de completa espontaneidade. Enquanto Platão era vistoso, muito social e quase conformista um filho bem criado da aristocracia. Fazia palestras em um ambiente institucionalizado, recebia dinheiro por sua sabedoria. Ele fixou as idéias na forma estática impressa provavelmente há uma razão para Sócrates não ter escrito nada. Ele mesmo disse que não sabia nada. O que interessava era o processo e a discussão. Aqui por intermédio do dilema de Sócrates, nós enfrentamos uma das principais contradições inerentes a uma contracultura dentro da democracia.



Mártir Marrento

Vários alunos de Sócrates e seguidores da contracultura Socrática e seguidores da contracultura Socrática se transformou em adultos nojentos. Alguns envergonharam de si mesmos. Outros levaram o assassinato e a tirania à sua cidade-estado. E eles levaram o velho filósofo para o fundo junto com eles.
Nos diálogos de Platão, Alcebíades aparece como provavelmente o jovem discípulo favorito de Sócrates.
A carreira cheia de altos e baixos de Alcebíades ajudou a dar a Sócrates a reputação de corromper os jovens com heresias filosóficas que produziam um perigoso comportamento anti-social.
Em 404 a.C Atenas foi tomada por Esparta com a derrota, os aristocratas atenienses, em colaboração com vitoriosos espartanos dissolveram os estado democrático e estabe
leceram sua própria oligarquia, Sócrates só não foi condenado à morte por seus antigos alunos porque pouco depois ele foram derrubados. A tirania durou apenas um ano,
a democracia foi restabelecida. “ Sócrates foi julgado e condenado à morte, o julgamento por heresia e corrupção de jovens.”
Na prisão continuava o seu discurso inquisidor, mas certamente a maioria dos jovens no circulo Socrático carregaram consigo as valiosas lições socráticas sobre o auto-exa me para ter vidas mais reflexivas e plenas, sem se transformarem em arrogantes tiranos e assassinos e ensinou a pensarem por conta própria e questionarem tudo.




Aluna: Mariza Viana 2º ano de arquivologia

Um comentário: